sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Russian Tatting

Gente, quem diria! As russas fazem um frivolité impressionante! 
Graças a fofura da Kelly Takiuchi, leitora do Blog, aprendi que frivolité em russo escreve-se фриволитеColoque nos sites de busca e divirta-se, elas tem mesmo trabalhos lindos.
Neste caminho encontrei uma artesã chamada Angela Gambka. A especialidade dela é tecer com pedras, miçangas e cristais de várias formas e tamanhos. Beads, como dizem as americanas. Mas ela faz com uma maestria impressionante. As peças dela parecem jóias.
Tentei fazer algo de longe parecido, que está na foto aqui embaixo, e levei umas duas horas!!! Tiro o chapéu que não uso (:p): ela manda muito bem!

Minha tentativa:



Execução dela:


O blog dela dá para visualizar aqui. Tem até algumas receitas, um pouco prejudicadas pelo fato de eu não saber falar russo (ha ha ha).
Ela faz o frivolité de uma forma que parece 3D, não chapado como costumamos fazer. No Pinterest encontrei já algumas receitas com esta idéia, como esta da foto abaixo, mas não tentei fazer ainda para ver o que acontece.



Dá para ver que as pétalas se sobrepõem e junto a esta sobreposição ela acrescenta pedrinhas de diversas formas e tamanhos. 
Claro que para fazer um trabalho destes, várias técnicas de inclusão de contas estão envolvidas: pérolas no centro do anel, que acho bem difícil e as minhas sempre ficam feias, o mock ring, anel feito de corrente, trabalhar com duas navetes e com miçangas ou cristais em ambas e por aí vai.
Vou tentar com o próximo tempo livre que eu tiver, fazer alguns vídeos com inclusão de pedrarias, mas já adianto que dá muuuuito trabalho. 
Bj!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se cristais quando quebrados podem ser recuperados?