sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Leitura de Receitas 2 - "Por extenso"

O segundo método de ler receitas, que eu também gosto, é o escrito, sem imagens. Na verdade, a maioria das receitas une os dois métodos, ou seja, o gráfico e o escrito, resumindo o gráfico à foto do motivo pronto.


Antes de fazer uma "frase" em frivolité, é necessário que façamos uma espécie de dicionário, que demonstra o que cada símbolo quer dizer. Então vamos lá.



Abrev.
Inglês
Significado
Ch
Chain
Corrente
R
Ring
Anel
p
picot
picot
pp
Long picot
picot longo
+
Join
Conexão de picots
RW ou T
Reverse Work
ou Turn
Vire o trabalho
Sh
Shuttle
Agulha ou navete
SR
Split Ring
Split Ring
SS
Switch Shuttles
Troque as Navetes
/
-
Número de pontos que separa cada lado do Split Ring.
ds
Double Stitch
Ponto
CR
Close Ring
Feche o anel





De tudo o que está aí em cima, já aprendemos o Ch, R, p, ds e +, ou seja, chain, ring, picot, double stitch e join.


Vou transcrever uma receita básica que flor do post anterior, que de tão repetida acho que já virou domínio público, e é uma das bases para vários motivos.


Margarida:


R - 6ds p 2ds p 1ds p 1ds p 1ds p 2ds p 6 ds CR
ou
R1 6 - 2 - 1 - 1 - 1 - 2 - 6 CR
* R2 6 + 2 - 1 - 1 - 1 - 2 - 6 CR *
Repita de * a * cinco vezes.


Ficou claro? Cada anel vai ser uma pétala da flor. Com o tempo, tendo estes símbolos como referência, é possível lermos uma receita inteira sem nenhum tropeço e sem nenhuma figura. Nos sites que indiquei ao lado, é possível achar as duas formas de receitas, mas vou postar uma aqui para terem idéia, lembrando sempre de garantir a autoria da receita à quem fez o design. Este é o motivo 25, extraído do livro DMC Tatting for Today.






Como podem ver, cada vez que é para virar o trabalho, a receita coloca o T. E o que aparece entre parênteses, é ainda mais específico que só o + (do join), uma vez que diz (+ to 4th picot of ring), ou seja, junte no quarto picot do anel (o anterior). 
Espero que tenha sido possível aprender alguma coisa e eu não tenha me enrolado muito (rs).
Qualquer dúvida, comentem que tentarei esclarecer.
Em breve postarei mais vídeos, de como "virar" o trabalho. Logo que comecei lembro que passei trabalho com isso.
Bj e bom trabalho!

4 comentários:

Maria Seidl disse...

Ola Anelise, adorei suas aulas, eu aprendi a fazer rapidinho e gostei tanto que tambem aprendi a fazer com agulha, foi bem dificil encontrar a agulha aqui em Salvador, a navete não tem mesmo e o site que voce indicou está em falta. Eu fiz uma navete artesanal e deu certo. Eu ja tinha visto uma senhora italiana fazendo frivolite e ela quis me ensinar, mas estávamos viajando e nao havia tempo,desde essa época queria aprender,adoro fazer crochê e macramê tambem. Espero que voce coloque no seu blog mais receitas. Voce está de parabens pelas aulas que são bem didáticas e pelo blog. Beijos.

Flor de Maio disse...

Olá!

Parabéns pelos seus trabalhos!
Eu adoro macramé, no momento estou á procura de modelos de brincos...
E possível fazer brincos com esta técnica? Você tem algum modelo?

Abraço,
Cida
www.mixflordemaio.blogspot.com

MARIA TEREZA BAIERL disse...

Adorei seu trabalho, muito delicado, Admiro quem o faz.

KEZIA LIRA disse...

Muito obrigada pela explicação, simplesmente perfeita!