quinta-feira, 2 de junho de 2011

Leitura de Receitas 1 - Gráficos

As receitas de frivolité estão em sua grande maioria nos sites estrangeiros. Então vale à pena se familiarizar com as palavras tatting (frivolité) e pattern (receita ou gráfico).
Neste post vou mostrar como se faz a leitura de um gráfico de frivolité. No próximo ensino como se faz a leitura da receita por extenso, sem figurinhas... rs...



Como devem adivinhar, o trabalho começa no A e vai até o F.
O primeiro anel, tem seis pontos (double stitch), uma união de anéis (join), dois pontos, um picot, um ponto, um picot,um ponto, um picot,um ponto, um picot, um ponto, um picot, dois pontos, um picot e seis pontos.
O segundo anel repete o primeiro e assim por diante.
Desta forma, fica claro que o risquinho sozinho é o picot e o risquinho que une os dois anéis é a união, que explico no vídeo 004 (Join).
Aqui vai outro exemplo de gráfico:

No primeiro, não se utilizam as correntes (chain), só os anéis (ring).
Neste segundo gráfico, utilizam-se anéis e correntes.
No próximo post, ensino como ler "por extenso" as receitas.

3 comentários:

Ana Júlia Crocomo disse...

Oi Anelise, como vai?
Andei procurando informações sobre frivolite e cheguei até seu blog. Seus vídeos são ótimos, super bem explicados. Eu só não consegui unir os dois anéis, porque não entendo como puxar a linha no final, já que é ela quem está dando os nós. Terias alguma dica?
Sou aqui de Floripa e hoje mesmo vou ver se encontro a navete para tentar mais uma vez, estava fazendo com uma "navete" improvisada.
Muito obrigada pelas dicas e parabéns pelo belo trabalho.
Beijos,
Ana Júlia

M.Carmo disse...

Oi Ana Júlia

Faço frivolité há mais de 50 anos e
caso esteja interessado em comprar navetes para frivolité pode entrar em contato com Ma. do Carmo pelo telefone 32412350, aqui em Floripa. Tenho navetes importadas de otima qualidade.
Um abraço
Ma.do Carmo

erica & eliete disse...

ola,

passeando pela net, encontrei seu blog sobre frivolete. Amei suas aulas, pois estava encontrando algumas dificuldades e você com seu vídeo conseguiu saná-la.
Gostaria de saber, qual linha é usada para fazer este tipo de trabalho?
obrigada pelas as aulas e parabéns pelo belo blog
bj
erica